segunda-feira, 27 de junho de 2011

Inverno: a melhor estação para cuidar investir em tratamentos estéticos para a pele

A menor intensidade dos raios solares durante o inverno faz da estação o melhor período do ano para investir nos tratamentos estéticos da pele. Por isso, a Poupafarma traz algumas dicas sobre os principais procedimentos que deixarão sua cútis mais bonita, mas que exigem cuidados especiais após sua realização.

A dermatologista Luciane Bravi  explica que alguns tratamentos estéticos, como os peelings, removem a camada superficial da pele, deixando-a mais sensível. Essa fragilidade, exposta ao sol, pode interromper os benefícios do tratamento e até provocar complicações mais graves. Um exemplo é a produção desordenada de melanina, que favorece ao aparecimento de manchas na pele.

“A idéia do peeling é deixar a pele lisinha, sem marcas, com o colágeno em dia, viçosa, espantando a aspereza e igualando a cor. Mas o processo deixa a pele mais sensível e o paciente deve evitar a exposição ao sol. Por isso, o inverno pode ser muito proveitoso para quem pretende se submeter a este tipo de procedimento”, explica a médica.

Porém, Luciane lembra que os pellings, juntamente como o clima mais seco do inverno, tendem a deixar a pele mais ressecada. Por isso, a utilização de protetores solares e hidratantes é indicada, observando o produto adequado para cada tipo de pele.

“Mesmo durante o inverno, utilizar diariamente o protetor solar é fundamental. Além de proteger dos raios solares, estes produtos também hidratam a pele, trazendo um benefício duplo. E, para quem se submeteu a um peelling, o protetor é obrigatório, independentemente do tempo de exposição ao sol”, diz Luciane.

Além dos pellings, há tratamentos diários que ajudam a manter a pele jovem. Entre eles está o uso diário, na face, de ácido retinóico ou glicólico na forma de creme ou loção não oleosa.
“Estes tratamentos também promovem uma descamação da pele, mas em menor proporção. Por isso, também é necessário o uso de protetor solar e, em alguns casos, de hidratantes, como, por exemplo um gel de vitamina C”, recomenda a dermatologista.

Porém, não somente os pellings e ácidos exigem um cuidado especial com a pele. Outros tratamentos estéticos, como lasers de rejuvenescimento, preenchimentos faciais e aplicação de toxina botulínica (amplamente conhecido como Botox) também requerem que o paciente evite a exposição solar após o tratamento.

“Estes procedimentos podem deixar pequenas marcas na pele e a incidência de raios solares na região pode atrasar a recuperação do tecido. Por isso, o protetor solar é fundamental após o procedimento. Independentemente disso, proteger a pele deve ser um hábito diário, como a escovação dos dentes”, conclui Luciane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário