sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como aliviar os sintomas da TPM


Quase um sinônimo de mulher nervosa, as vezes à beira de um ataque de nervos, a Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais, que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual. A síndrome aflige milhões de mulheres em todo o Mundo, todos os meses, sempre nos dias que antecedem a menstruação.
É comum relacionar a falta de paciência de uma mulher, o fato dela estar a ponto de “explodir” por um motivo qualquer com a TPM. Estes e outros sintomas, como dores de cabeça, na mama, nas juntas, ganho de peso, sensação de estar inchada e alterações no apetite são típicos do problema.
As consequências emocionais da TPM podem afetar o relacionamento social, ocupacional e conjugal dessas pessoas e o maior índice de violência entre as mulheres está intimamente relacionado ao período Pré-Menstrual.
Muitos estudos demonstram quais as principais causas da TPM e parece que o metabolismo próprio de cada paciente aliado às mudanças hormonais a que estão sujeitas as mulheres nessa fase, são os principais fatores. As alterações hormonais provocam uma retenção maior de líquidos pelo corpo levando à sensação de inchaço.
Este edema está presente em todos os órgãos femininos nessa fase, afetando e muito a função cerebral, devido ao acúmulo de líquidos no tecido neural. Isso provoca alteração do estado emocional tornando a mulher irritadiça, mal-humorada, inquieta e ansiosa.
Todo este quadro é geralmente percebido pelas pessoas que a cercam, mas muitas vezes a própria mulher vai percebendo que algo está errado no seu comportamento geral. Esse edema é responsável também pelas dores nas mamas, dores musculares e abdominais presentes muitas vezes, inchaço das mãos e pés, alterações no apetite, como por exemplo um consumo maior de carboidratos. Já muitas mulheres nessa fase sentem uma vontade irresistível de comer doces.
Não há tratamentos oficialmente reconhecidos. Existem formas de controle dos sintomas, que em alguns casos podem ser bastante eficazes. Entre os exemplos estão as mudanças na dieta e no estilo de vida.
Procure aumentar a ingestão de fibras (encontradas nos cereais integrais, frutas e hortaliças), reduzir o consumo de gorduras saturadas (gorduras animais) e de carboidratos simples (açúcar e mel principalmente); reduza o consumo de sal e de bebidas como o café, chá e refrigerantes a base de cola, pois eles contém substâncias chamadas metilxantinas (cafeína, teobromina e teofilina) que são comprovadamente excitantes.
Não se deve abusar de bebidas alcoólicas e recomenda-se a prática de exercícios prática de exercícios e a redução do stress.
Estudos mostram também que o consumo de alimentos ricos em cálcio (leite e derivados) também pode ajudar a reduzir os desconfortos desta fase.
Portanto, leites e derivados, verduras, legumes, cereais e leguminosas, especialmente os integrais, fornecem grande parte dos elementos nutricionais que propiciam o adequado equilíbrio entre hormônios femininos, corrigindo as TPM. Nos casos mais graves, procure sempre acompanhamento médico.

Como aliviar os sintomas
- Reduzir a ingestão de cafeína e álcool. A cafeína, contida no café, nos chocolates, em muitos refrigerantes e em alguns medicamentos, aumenta a ansiedade e a instabilidade emocional. O álcool pode provocar dores de cabeça, fadiga e depressão.
- Diminuir o sal nos alimentos. Isso reduz o inchaço causado pela retenção de água pelo corpo.
- Comer alimentos ricos em cálcio. Isso vai ajudar a reduzir o inchaço e a variação de humor.
- Fazer exercícios aeróbicos. O exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor. Além disso, eles liberam as endorfinas, substâncias produzidas no nosso organismo que são responsáveis pela sensação de bem estar. O ideal é praticar exercícios moderados, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar.
- Adicionar carboidratos complexos à sua dieta, tais como cereais integrais. Isso reduz a fadiga e as variações de humor.
-Tomar uma multivitamina. Embora a teoria de que a TPM é causada pela ausência de vitaminas como A, B6, C e D não seja muito aceita, algumas mulheres sentem-se melhor com o uso de multivitaminas.
- Acupuntura. Tem apresentado muitos benefícios, principalmente a redução do "stress" e das cólicas menstruais.
-Ioga, meditação. Ajudam na redução do stress, diminuindo ansiedade e depressão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário