quinta-feira, 5 de maio de 2011

Especial Dia das Mães 2011- Cuidados com a Gravidez

Cuidados com a gravidez
O nascimento de um filho é um dos momentos mais esperados da vida de uma mulher. Mas a gravidez, apesar de não ser uma doença, requer alguns cuidados para preservar a saúde da gestante e do bebê. A Poupafama traz algumas dicas para que as futuras mamães possam usufruir a maternidade em sua plenitude:





Pre-natal:

O acompanhamento pré-natal consiste na realização de consultas médicas durante a gestação .Neste período, o médico monitora a saúde da grávida e também o crescimento do bebê. Também são realizados diversos exames laboratoriais, com o intuito de detectar e tratar precocemente doenças ou condições que possam resultar em efeitos nocivos à saúde da mãe e/ou do bebê.
Nas gestações normais, as consultas médicas devem ser realizadas mensalmente até o sétimo mês de gravidez. A partir de então, a visita ao médico deve acontecer a cada duas semanas até a 36ª semana. No último mês, as consultas são semanais. Nas gestações de alto risco, o intervalo das consultas é menor, de acordo com cada caso.
Medicamentos:
Durante a gestação, o ideal é que qualquer remédio seja ingerido somente com indicação médica. Nos três primeiros meses de gravidez, este cuidado deve ser redobrado já o feto ainda está em formação. Além disso, é necessário ter uma atenção especial a pomadas e cremes, que também podem atingir a corrente sanguínea.
Bebidas alcóolicas:
Durante a gestação e o período de amamentação, a mulher deve manter-se longe de bebidas alcoólicas. O máximo permitido é uma pequena taça de vinho ou um copo de cerveja em ocasiões muito especiais ou até um cálice de licor.
Fumo:
O fumo traz várias consequências para a formação e saúde do bebê. A primeira delas é que os movimentos torácicos do feto podem ser retardados. Além disso, a criança tem mais chances de apresentar problemas respiratórios e seu peso pode ser reduzido em até 350 gramas, em comparação a filhos de mães que não fumaram durante a gestação.
Os componentes do cigarro podem gerar lesão na placenta, aumentando a chance de aborto ou de parto prematuro. O uso do cigarro também diminui a quantidade do leite materno, que também fica com menos gordura.
Alguns estudos constataram um atraso entre oito meses e um ano no quociente de inteligência (QI) de crianças entre sete e onze anos de idade, filhos de mães fumantes. Também foi verificada uma maior incidência de lábio leporino.

Produtos de limpeza:
É aconselhável que a futura mamãe use uma máscara no nariz ao mexer com amoníaco, água sanitária e outros produtos mais fortes. Também é indicado o uso de luvas plásticas.

Exames radiológicos:
Nos três primeiros meses de gravidez, a realização de exames radiológicos pode ser nociva. Por isso, este procedimento deve ser feito quando for extremamente necessário. Caso seja imprescindível, é fundamental ter alguns cuidados com o uso do avental de chumbo e de filme ultra-rápido.
Viagens:
As grávidas devem evitar viagens longas, principalmente de avião. Caso seja necessário viajar, evitar permanecer sentada por um tempo maior que duas horas.
Trabalho:
Além de moderação, o trabalho durante da gravidez deve procurar diminuir os riscos ambientais (químicos, físicos e biológicos). Também é indicado restringir áreas de insalubridade e periculosidade. Deve-se evitar atividade que exijam equilíbrio delicado ou mudança de turnos.
Atividades físicas:
Com a orientação de um profissional, o exercício físico é saudável na medida em que melhora a digestão, o apetite, a função intestinal e o sono. As atividades físicas também ajudam a aumentar a flexibilidade, o tônus muscular e melhorar o condicionamento cardiovascular.
Portanto, durante a gestação, a grávida deve procurar praticar exercícios físicos regularmente, com moderação e de maneira individualizada, dependendo da idade e estágio da gravidez. Caminhada é uma das atividades mais recomendadas.
   
Cuidados com o cabelo, pele e dentes:
Permanentes,  tinturas com amônia ou outras substâncias tóxicas devem ser evitadas, pois podem causar mal-estar e afetar o bebê, especialmente mente no 1º trimestre. Hennas e produtos sem amônia não fazem mal. Mesmo assim, o ideal é consultar um médico antes da aplicação.
À grávida também é indicado lavar os cabelos com mais freqüência, devido o aumento da oleosidade da pele e dos fios. Os banhos de banheira são permitidos durante a gestação. Além de serem relaxantes, são uma ótima terapia para dores musculares, lombalgia ou insônia. Porém, é preciso estar alerta para evitar quedas e escorregões na banheira ou chuveiro, já que o equilíbrio diminui no final da gravidez.
Os cuidados dentários não podem ser esquecidos, sendo importante realizar escovação após cada refeição. A anestesia dentária, as obturações e extrações raramente são contra-indicadas.
 Sono e repouso:
Além de procurar dormir aproximadamente oito horas por dia, é necessário evitar a interrupção do sono. Outra recomendação é repousar, por alguns minutos, todos os dias, com os pés elevados. Sempre que possível, mantê-los nesta posição, mesmo durante a execução das tarefas domésticas.
 Vestuário:
Usar roupas confortáveis, de acordo com a evolução da gravidez, evitando qualquer peça que restrinja a circulação. Também é indicado o sutiã de alças mais largas e ajustáveis. A maioria das gestantes necessita de um número mais que o habitual para dar melhor sustentação às mamas em desenvolvimento. E aconselhável ter um sutiã para nutrizes que deve continuar sendo usado durante toda a amamentação

Usar sapatos confortáveis, com base maior, para ajudar a manter o equilíbrio. Os saltos altos devem ser evitados

Nenhum comentário:

Postar um comentário